De onde surgiram os sutiãs?

Sutiãs

O sutiã é mais do que uma peça íntima essencial no dia a dia das mulheres. Ele se tornou um símbolo da luta feminina, sendo utilizado em protestos e, ao longo da história. No entanto, os nossos maravilhosos sutiãs cada vez mais vem trazendo novidades para deixar todos os nossos looks PERFEITOS!

E como nós mulheres sempre estamos a frente de grandes conquistas, tivemos grande participação na evolução dos sutiãs.  E olha que os sutiãs tem uma trajetória antiga.

E a pergunta que não quer calar: você sabe porque os sutiãs foram criados? Entre tantas outras funcionalidades, para substituir o espartilho.

Hoje, essa maravilhosa lingerie ganhou diferentes modelos, cores, tipos de tecido e há quem ame usar e há que deteste. Mas a verdade é que o sutiã representa a própria evolução das mulheres e suas conquistas. Por isso, não há peça mais feminina que um sutiã.

Vamos saber um pouco mais dessa história e descobrir de onde surgiram os sutiãs?

A origem do sutiã

Apesar de não ter uma data precisa de quando foi criado o sutiã, a criação da peça tem uma relação com outra roupa íntima feminina, o corpete, conhecido também como espartilho.

Os primeiros registros sobre o uso do corpete remontam a Grécia Antiga, como forma de dar sustentação aos seios. Por conta dos confrontos, as mulheres guerreiras também treinavam, lutavam e a peça servia para evitar machucados e lesões.

O espartilho machucava muito o corpo das mulheres e não era nada confortável. Inclusive muitas delas tinham dificuldades de respirar por conta da peça. Isso porque na Idade Média a peça era feita de madeira, visando suprimir o corpo das mulheres ao máximo.

Foi então por conta da Primeira Guerra Mundial, quando os homens precisaram se afastar de suas casas, as mulheres começaram a assumir determinadas tarefas que antes eram feitas apenas por homens.

Aí, o espartilho foi praticamente dividido ao meio e surgia assim o sutiã. Chegou a Idade Moderna, veio a Revolução Industrial e a corsetiere Herminie Cadolle, em Paris, apresentou uma nova invenção sua, onde dividia um espartilho em duas peças. Sendo a parte de cima com alças para sustentar os seios. O nome dado para esta invenção foi soutien-gorge e logo depois ficou como soutien. Isso aconteceu mais ou menos por volta de 1889 e chegou a ser patenteado como sendo a primeira criação do sutiã.

Mary Phelps Jacob, a inventora do sutiã

Lembra que comentamos anteriormente que muitas mulheres haviam contribuído para evolução do sutiã? Pois é! Alguns anos mais tarde, mais precisamente em 1913, a americana ficou conhecida como a primeira mulher a receber a patente para a criação do sutiã moderno, que eram modelos mais parecidos com o que conhecemos atualmente.

Tudo ocorreu de uma necessidade própria, antes de ir para uma festa onde ela queria usar um vestido de tecido mais fino e deixar os movimentos mais livres. Coisa o que o espartilho não permitia. Afinal, os espartilhos não são nada confortáveis.

Com a ajuda de sua empregada, ela usou uma fita, agulhas e linha para modelar lenços em formato de um sutiã bem simples. É claro que ela arrasou na festa, se sentindo confortável, leva e solta. E é claro, todas as mulheres queriam saber o seu segredo.

Ela começou a receber pedidos e notou que a sua grande criação iria lhe render um bom dinheiro. Por isso, a nossa revolucionária em moda íntima resolveu entrar com um pedido de patente. Que logo lhe foi concedida e assim, surgia o Sutiã Backless.

Com o crescimento da indústria têxtil e a grande capacidade de produção, a peça que proporcionou mais conforto às mulheres, passou a ser produzida em larga escala. E como os sutiãs caíram no gosto popular, novos avanços tecnológicos e mudanças de tecidos foram surgindo.

De onde surgiram os sutiãs?

Coco Chanel e a tendência de esconder os seios

A estilista francesa Coco Chanel não revolucionou apenas as tendências de moda, criando roupas confortáveis e também o seu perfume super famoso, Chanel nº5. Ela também influenciou a produção de sutiãs para achatar os seios. Isso mesmo, esconder os seios!

As mudanças no mundo da moda podem ser bastante curiosas. De imaginar que hoje em dia as mulheres recorrem à cirurgia plástica para aumentar os seios, na década de 1920, a moda era esconder os seios fartos.

Essa moda mudaria já na década seguinte e quando chegou o início dos anos 30, a indústria passou a desenvolver os primeiros sutiãs com bojo e enchimento para as mulheres valorizarem o formato dos seios. E aquelas com seios pequenos, podiam dar aquele volume.

O sutiã com bojo caiu no gosto das mulheres e é o queridinho até hoje. Nunca mais saiu de moda, porque além de modelar os seios, esse tipo de peça, por conta do aro de ferro, dá uma sustentação maior. O que deixar qualquer look perfeito para arrasar em qualquer ocasião.

A partir dos anos 80, o sutiã ganha novo sentido

Até então, o sutiã havia passado por mudanças estruturais tendo como função ser apenas uma peça íntima capaz de sustentar os seios. Chegando a ser usado para esconder seios fartos, assim como para salientar os seios.

Com a chegada dos anos 80, o sutiã deixou de ser uma simples peça íntima que ficava escondida debaixo das roupas. Antes havia até certo tabu sobre mostrar a alça, era motivo de vergonha quando a alça dava aquela escapadinha da blusa e logo as mulheres corriam para ajeitar o sutiã.

Foi nessa época que a peça começou a ser mais valorizada como item de moda, tendo até alguns looks que se usava por cima da roupa. A rainha do pop, Madonna, foi uma das grandes percussoras a fazer do sutiã uma peça glamourosa, com seus famosos sutiãs de cone.

A peça, desenhada por Jean-Paul Gaultier, virou umas das maiores atrações e um ícone da moda mundial. Em seus videoclipes, Madonna aparecia linda, sexy e cheia de atitude em peças íntimas ousadas que viraram tendência.

De onde surgiram os sutiãs?

Sutiã de renda

Os sutiãs de renda são modelos indispensáveis no guarda-roupa de toda mulher. Afinal, quem não ama uma renda? Os modelos com detalhe em renda garantem ainda mais charme a qualquer look, principalmente quando você quer arrasar e montar um modelito com lingerie a mostra. E já que falamos em lingerie a mostra, os strappys junto com um modelo de sutiã em renda são uma junção perfeita que irão deixar qualquer roupa sem graça de provocar suspiros e arrancar olhares por onde você passar.

Depois conta para a gente aqui nos comentários qual look você montou com o seu soutien em renda.

Símbolo feminino e atemporal

Com o avanço de novas tendências, o sutiã se tornou o maior símbolo feminino. Ganhando modelos diferentes e que fazem as mulheres quererem uma peça nova todo mês e a cada momento especial.

Há quem colecione modelos para diferentes ocasiões, até porque, sabemos que o sutiã é também uma peça de sedução para ser utilizada com o crush dos sonhos e ter uma noite definitivamente inesquecível.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o surgimento do sutiã? Então se prepara porque vamos te dar dicas de modelo que você só encontra em nosso site. Vamos lá?

Dicas de modelos que você só encontra aqui na Click Sophia!

Se prepare porque vamos te dar dicas imperdíveis que vão garantir ao seu dia a dia muito conforto com aquele toque de charme e sensualidade.

Soutien nadador conforto – Marisa

Já vamos começar com um soutien de abalar estruturas. O Soutien Marisa foi confeccionado com elástico na pala garantindo muuuuita sustentação, além de alças grossas que não incomodam. Aliás, sabe aquela sensação de está sem sutiã? Isso mesmo, esta lingerie vai te proporcionar tudo isso. E é claro a qualidade não pode ficar de fora. Por isso, este soutien é composto por 82% poliamida e 18% elastano. Tudo de bom não é mesmo? Mas não para por aí, confeccionamos este modelo do tamanho P ao GG, com muita variedade de cor: preto, branco, romance, sensualle, rubi e cinza. Aaaah, uma dica para usar esta lingerie é na academia. Você pode usar ele até mesmo como cropped que vai deixar qualquer look caidinho definitivamente de arrasar;

De onde surgiram os sutiãs?

 

Soutien com strappy – Malu

Mais um modelo de sutiã com bojo só que com um diferencial que você não pode deixar de ter em guarda-roupa: 2 em 1. Isso mesmo que você leu! O Soutien com strappy – Malu tem duas formas de você posicionar o detalhe em strappy nas costas. Ele é definitivamente ideal para ser usado com aquela regatinha com um super decote nas costas. Mas se você quer um soutien para uma ocasião mais “chique” e que pede um pouco mais de glamour, o seu Soutien Malu também é perfeito. E é claro, para você ter muita variedade na hora de fazer aquela composição de blusa ou vestido + soutien, confeccionamos esta lingerie em várias cores: chocolate, preto, sensualle, branco e rubi. Um mais lindo do que o outro;

De onde surgiram os sutiãs?

Cropped sem bojo todo em renda – Lucile

E é claro, os nossos sutiãs sem bojo não podem faltar. Afinal, eles são tudo de bom, proporcionando a você conforto, sensualidade e aquele toque indispensável de charme. E como nós sempre pensamos em tudo para você, este cropped possui uma composição definitivamente maravilhosa. Ele é composto por 90% poliamida e 10% elastano. Esse cropped combinado com uma calça jeans vai deixar seu look  maravilhosooo. Vem garantir o seu;

Soutien sem bojo em tule bordado – Lucimar

De onde surgiram os sutiãs?

Agora eu vou te dar uma dica imperdível para aqueles momentos especiais ficarem definitivamente inesquecíveis. O Soutien sem bojo em tule bordado – Lucimar tem aquela combinação perfeita de tule com renda que faz aquele jogo de mostra e esconde que nem um chush vai resistir. Você vai definitivamente surpreender. E é claro, como nós sempre confeccionamos o melhor da moda íntima para você, este sutiã de renda é composto por 85% poliéster e 15% elastano;

 

 

 

Soutien com bojo em renda – Ana Maria

Quem aí é fã dos irresistíveis strappys? Todas nós amamos! Afinal, eles deixam qualquer look caidinho de surpreender e causar aquela inveja nas amigas. E o melhor, confeccionamos esta lingerie sexy com uma composição perfeita que vai garantir muito tempo de vida útil ao seu Souttien com bojo em renda – Ana Maria. Este soutien com bojo é composto por 82% de poliamida e 18% de elastano. Você não pode deixar de comprar este modelo e ficar ainda mais linda e sexy em apenas um clique. E é claro, com aqueles descontos que você só consegue aqui na Click Sophia;

De onde surgiram os sutiãs?

Bustiê em renda – Mayara

Para finalizar as nossas dicas de sutiãs maravilhosos que você só encontra aqui na Click Sophia, não poderíamos deixar de te apresentar a nossa maravilhosa categoria de sutiã em renda que tem um modelo mais do que o outro. E a dica de uma das lingeries que não podem faltar em seu guarda-roupa que você adquire nessa categoria, é o Bustiê em renda – Mayara. Este bustiê vem cada vez mais se tornando um queridinho entre as nossas clickgirls. Afinal, ele proporciona tudo o que nó mulheres procuramos: design inovador para looks incríveis, conforto, qualidade e muita sensualidade. Você não pode deixar de comprar o Bustiê em renda – Mayara!

De onde surgiram os sutiãs?

Sutiã com Bojo

Quem aí também é apaixonada pelos maravilhosos sutiãs com bojo? Estes modelos de lingerie desenham os seios e escolhendo uma peça com enchimento em forma bolha, são ideais para dar mais volume. Enfim, os sutiãs com bojo vão garantir a você ainda mais sensualidade e muito estilo para montar looks definitivamente de arrasar.

Uma dica que não pode faltar quando falamos de sutiã com bojo é o cuidado na lavagem, assim como no armazenamento. Por isso, fique de olho nos tópicos para ter seu soutien com bojo por muito tempo com você;

  • Evite guardar o seu sutiã com bojo com outras peças que podem amassá-lo, danificando o formato do bojo. Esta dica também é indispensável na hora de arrumar uma mala de viagem. Por isso, opte por ter uma necessaire grande e quadrada especialmente para os seus soutiens;
  • Nada de lavar na máquina;
  • Na hora da lavagem, também evite usar alvejantes que possam manchar a sua lingerie, assim como mantenha a temperatura morna. Evite a água muito quente;
  • Na hora der secar, não exponha a sua peça em um sol muito quente.

E aí, curtiu as dicas?

Sutiã sem Bojo

Aaaah os sutiãs sem bojo. Eles são definitivamente ideais para nós mulheres que temos como ponto de partida fundamental na hora de escolher lingerie, o conforto. Afinal, eles modelam os seios com leveza e um toque macio em contato com a pele. E não para por aí, os sutiãs sem bojo são super sensuais para compor looks de arrasar em qualquer ocasião. Já deu uma passadinha em nossa categoria hoje? Ainda não? Então vem agora mesmo comprar nossos últimos lançamentos que você ter no seu guarda-roupa. Depois vem contar aqui para a gente nos comentários qual foi a sua escolha. Temos certeza que você vai ficar ainda mais linda!

Vamos renovar os seus sutiãs?

Se você se apaixonou ainda mais por esta categoria maravilhosa de lingerie, não deixe de vir para o nosso site escolher o seu soutien ideal e ficar ainda mais linda e sexy em apenas um clique. E o melhor, em nosso site você ganha aqueles descontos e promoções que todo mundo ama. Vem aproveitar!

E não se esqueça, qualquer dúvida nosso atendimento estará sempre a disposição para te ajudar no que você precisar. Afinal, amamos ter você como cliente!

0/5 Singular: (0 Análise)
CONHEÇA NOSSA
LOJA ONLINE
6X
no cartão
10%
off no boleto

Peças com 60% de
DESCONTO

POSTS RECENTES
CATEGORIAS
SIGA NAS REDES SOCIAIS