Revendedoras: É Possível ter um Diferencial Competitivo no Mercado?

Mercado amplo, concorrência alta e uma dúvida: como as revendedoras podem ter um diferencial ainda mais competitivo? Ter destaque no mercado de revendas, em especial no de lingeries, exige ações específicas para ter sucesso nas vendas.

Uma das principais dificuldades é na atração de novos clientes. Vender não tem sido fácil, principalmente pelos resquícios da intensa crise econômica que o Brasil passou. Outra questão é manter a independência financeira e investir em produtos para aumentar as vendas.

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Portanto, o jeito para driblar esse cenário é se reinventar, procurar novos rumos e estruturar estratégias para conseguir boas vendas. E, para isso, ter um diferencial no mercado pode ajudar a alavancar o negócio. Quer saber como? Aqui a gente dará todas as dicas! Afinal, nós sempre disponibilizamos dicas imperdíveis!

 

O Que é Diferencial Competitivo?

O diferencial competitivo é quando os consumidores dão preferência para determinado produto ou serviço em detrimento de outro. É quando uma empresa ou pessoa tem algo distinto de toda a concorrência capaz de encantar os clientes e torná-los fiéis.

Essa preferência é resultado de uma série de estratégias da empresa e, principalmente, por oferecer algo exclusivo e que atenda a necessidade do consumidor.

Essa vantagem competitiva, como também pode ser chamada, causa grande impacto nas vendas por ter um atrativo grande por parte do público. Além disso, graças a esse diferencial, muitas empresas conseguem se manter no mercado mesmo em tempos de crise.

Mas é importante ressaltar que a vantagem competitiva é relevante somente quando o consumidor percebe esse valor. Ou seja, é um processo em que o próprio público precisa enxergar algo exclusivo na marca.

 

Qual a Importância para o Mercado de Revendas?

Exclusividade no mercado

Quando o produto alcança o status de exclusividade, há um aumento considerável do público e, consequentemente, um crescimento na demanda. Os consumidores vão em busca daquilo que é referencial, querem ter o que é único e de boa qualidade.

Superior aos concorrentes

Por falar em concorrência, outro fator importante desse diferencial competitivo é tornar-se superior aos concorrentes. Quando você consegue sair na frente e se diferencia de alguma forma, isso atribui um valor de autoridade no mercado e permite ser visto em meio a tantos outros do mesmo nicho. No entanto, é necessário ter atenção e manter o status para não perder posição frente aos concorrentes.

Valorização do cliente

Por fim, é claro, o resultado da estratégia de ter algo exclusivo é ser valorizado pelo público. Quando ocorre essa preferência, significa que sua empresa atendeu as necessidades, caiu no gosto das pessoas, tornando o público fiel à sua marca.

Independência financeira

Quando se tem exclusividade no mercado, está à frente da concorrência e é valorizado pelo cliente, o resultado é o sucesso financeiro. Com isso, é possível prosseguir com o próprio negócio investindo ainda mais nas revendas e obter a independência financeira.

Como criar um posicionamento único no mercado?

Agora que você sabe o que é o diferencial competitivo e a importância dessa colocação no mercado, o próximo passo é criar um posicionamento de vantagem competitiva.

Vale frisar que cada negócio tem uma estratégia diferente, que vai depender de outros aspectos, como público, região, classe, preferências, entre outros. Anote algumas dicas para você aplicar no seu negócio!

Conheça sua empresa

A primeira etapa é se perguntar: eu conheço totalmente a empresa e os produtos que estou revendendo? Conheça tudo sobre o negócio, pois isso é fundamental para entender melhor o nicho no qual você atua.

Procure saber há quanto tempo a empresa está no mercado, o que oferece aos clientes, como ela se destaca, qual produto tem maior procura, quem são os fundadores, entre outras informações que podem ajudar no seu diferencial.

Baseado nessas informações, você vai fazer outras pesquisas, como: Qual público atinge? Qual o tamanho desse mercado? O que posso fazer para encantar meus possíveis clientes?

Conheça seu cliente

Você precisa saber para quem está vendendo. Conhecer o cliente é fundamental e a base de qualquer empreendimento, seja ele grande ou pequeno, para planejar ações para o desenvolvimento do negócio.

Liste quem são seus clientes e potenciais compradores, média de idade, profissão, quais as preferências e gostos, entre outras informações do público que pretende atingir.

Uma excelente dica é fazer uma análise das métricas nas redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram. Outra maneira é fazer uma pesquisa presencial diretamente com o cliente por meio de um questionário. Unindo todos os dados, é possível observar oportunidades e desenvolver estratégias de fidelização para o seu atual ou potencial cliente.

Saia na frente da concorrência

Para alcançar o diferencial entre a concorrência, é necessário optar pelo que é exclusivo e que vai atender as expectativas dos consumidores. Por isso, é imprescindível conhecer o concorrente. No caso do mercado de revendas, o ideal é procurar saber o que ele tem feito, como são as estratégias de vendas, quais públicos são visados e atingidos, a opinião dos consumidores sobre os produtos, entre outros.

Com todas as informações coletadas, você pode elaborar a sua própria estratégia procurando possíveis gargalos a serem aproveitados e aplicar o resultado em seu negócio.

É possível ter sucesso?

Não é só possível como já existem pessoas se destacando no mercado de revenda!

De acordo com Luana Soares, social media da Click Sophia, muitas revendedoras alcançaram sucesso no mercado de revendas. Há relatos de aumento na renda, expansão do negócio e até compra da casa própria.

“Uma de nossas primeiras revendedoras aplicou estratégias fundamentais para o crescimento do próprio negócio. Ela começou a abordar suas clientes de forma diferente, assim como divulgar nas redes sociais. A cliente morava em um bairro simples no Rio de Janeiro e, com o sucesso das vendas, conseguiu se mudar para a Barra da Tijuca em um condomínio”, destacou.

O sucesso do negócio depende de determinadas estratégias, como explicamos aqui, e também do esforço e do empenho da revendedora. Segundo Luana, para ter um diferencial competitivo no mercado de revendas, é primordial se destacar nas redes sociais também, além de ter bom desempenho nas vendas presenciais.

“É bom ter contato direto com o cliente e estar presente nas redes sociais. Assim, você pode atingir uma gama maior de clientes. Vale ressaltar que somente postar não é o bastante, tem que investir na qualidade das fotos, textos, divulgar promoções e sorteios”, complementa Luana.

Agora que você já entendeu todo o processo do diferencial competitivo, bem como as vantagens, fatores importantes e como aplicar, o que acha de começar a pensar em desenvolver uma estratégia para o sucesso de seu negócio? É realmente tudo o que você sempre procurou. Portanto, não deixe de aproveitar!

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