Calçola: saiba mais sobre o modelo perfeito para os dias que se quer conforto

Calçola

Quando ouvimos a palavra calçola, nosso primeiro pensamento é que se trata daquelas calcinhas que só a nossa avó usa, certo? Mas muito se engana quem pensa que essa peça só vale para as senhorinhas. Hoje em dia, muitas mulheres têm preferido esse modelo de calcinha. Afinal, elas garantem muito conforto e proporcionam uma boa silhueta por baixo das roupas.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre esse modelo, quais suas vantagens e quando você deve optar por esse tipo de calcinha, a Click Sophia preparou esse texto especialmente para você! Venha ler com a gente!

O que é o modelo calçola?

A calçola nada mais é do que aquele modelo clássico de calcinha. Com laterais largas e cintura um pouco mais alta, que cobrem quase completamente o bumbum e a barriga.

Hoje em dia, a peça não é encontrada apenas naquela cor bege mais associada a senhoras de idade. E sim, pode ser confeccionada com estampas, enfeites e detalhes que deixam a calçola charmosa, além de confortável.

Falando em conforto, esse é o principal motivo pelo qual muitas mulheres abrem espaço no guarda-roupa para a calçola. Esse tipo de calcinha se adapta a todo tipo de roupa. E, diferente de modelos mais estreitos, não comprime o quadril ou a barriga. Garantindo sustentação durante o dia todo.

Outra vantagem desse modelo é que, como cobre a barriga e o bumbum, consegue esconder aquelas gordurinhas da região da cintura e as celulites. Deixando qualquer produção mais elegante.

modelo-calçola

As calçolas geralmente são confeccionadas ou em algodão ou em microfibra. Os dois tecidos apresentam vantagens e desvantagens, como mostramos a seguir:

  • Calçola de algodão: o algodão é o tecido mais recomendado pelos ginecologistas para as peças íntimas. Ele contribui para a respiração da região íntima, e não retém o suor, evitando risco de doenças vaginais e infecções como a candidíase. Além disso, é uma peça completamente maleável, que não aperta os músculos. Assim como não comprime a região abdominal. O algodão pode vir com vários detalhes e estampas. A única desvantagem do algodão é que a calcinha costuma ficar marcada embaixo de peças justas.

       E tem mais…

  • Assim, o mais recomendado é usar calcinhas de algodão no dia a dia e deixar os tecidos que não marquem para ocasiões especiais.
  • Calçola de microfibra: a microfibra também permite a transpiração da região íntima, portanto, não é prejudicial à saúde. São calcinhas elegantes, que podem vir em diversas cores e com estampas diferentes, podendo ser muito sensuais.As peças também marcam menos sob as roupas, e são muito leves. A sua desvantagem é que exigem maiores cuidados na hora de lavar e não são recomendadas na hora de fazer exercícios físicos.

 

Quem pode usar a calçola?

Quanto ao tipo de corpo, a calçola é uma peça extremamente democrática. Pois se adapta a todos os formatos de cintura e quadril. No entanto, existem algumas figuras de corpo que se beneficiam mais ainda com o uso desse tipo de peça.

 

  • Formato de ampulheta: é aquele formato de corpo também chamado de “violão”. Onde os ombros e os quadris têm aproximadamente a mesma medida e a cintura é bem fina e definida. Em geral, esse tipo de corpo pode se ajustar bem a todos os tipos de calcinha. Porém, a cintura alta da calçola ajuda a valorizar a cinturinha fina, e dá sustentação aos quadris;

 

  • Formato de pera: as mulheres com formato pera são aquelas que possuem o ombro e a cintura menores do que os quadris que, geralmente, são mais largos. A tendência desse tipo de corpo é que, quando há acúmulo de gordura, aconteça nos quadris e no bumbum. Para quem tem esse formato de corpo, a calçola é o modelo ideal de roupa íntima, pois ajuda a sustentar o bumbum e dá mais segurança para realizar as atividades do dia a dia;

 

  • Formato oval: é quando a cintura é mais arredondada, e o acúmulo de gordura fica concentrado nos seios e nos abdomens. Para essas mulheres, a calçola ajuda a disfarçar a saliência da barriga e a dar maior definição à cintura, garantindo visuais mais elegantes.

Leia também: Tendências de lingerie para 2020 que você precisa estar atenta

Calçola sem costura

A tecnologia avança cada vez mais todos os dias, trazendo muitas inovações para várias áreas, principalmente com objetivo de melhorar o nosso dia a dia. E é claro que a moda íntima não poderia ficar de fora no meio de tantas inovações. E foi pensando em nosso conforto que as revolucionárias calcinhas sem costura surgiram. Sabe quando você usa aquele fio bem “pequenininho” desconfortável para não marcar no seu look sexy colado no corpo? Isso mesmo, eles não precisam mais fazer parte do seu guarda-roupa. As lingeries sem costura, como o próprio nome já diz, não possuem costura, que é um dos principais motivos para deixar aquela marca na roupa que tanto fugimos.

Mas aí você pode se perguntar: se não tem costura, como elas são montadas? Ótima pergunta!

As calcinhas sem costura são de poliamida, que é um tipo de tecido mais “molinho” garantindo um toque suave e delicado a pele, parecendo que você está sem calcinha. Elas são cortadas com uma máquina a laser que ajuda a dar um acabamento mais sofisticado e bonito a peça, já que ela não vai ser costurada. Na hora da montagem, uma espécie de prensa une as pontas do tecido formando as nossas maravilhosas calçolas sem costura. Ai meninas, vamos combinar que elas são tudo de bom não é mesmo? Imagina, usar legging, saia e vestido tubinho sem se preocupar se a calcinha está marcando? Definitivamente um sonho.

E o melhor, os modelos sem costura já existem no mercado em vários formatos, desde fio duplo a calçola. Garanta a sua e depois vem aqui nos comentários contar para a gente se você aprovou esta dica.

Posts para você conferir

Quando devo usar o modelo calçola?

Mesmo que o modelo calçola tenha inúmeras vantagens, existem ocasiões em que talvez não seja tão adequado. Para quando você pretende usar roupas curtas, por exemplo, a peça pode não ser a ideal.

Porém, há muitos casos em que a calçola se mostra como a melhor opção. Para o dia a dia, a peça é a opção mais confortável e a mais saudável. Pois garante boa sustentação para a barriga e para o quadril, evitando dores musculares e ajudando a manter a saúde da região íntima.

Confira a seguir, algumas ocasiões onde o modelo calçola é a calcinha ideal:

Período menstrual

usar-calçola-no-período-menstrual

Esse momento do mês geralmente vem acompanhado de muitos desconfortos e incômodos, e a última coisa que você precisa é ficar se preocupando com a sua calcinha. Usar uma calçola, preferencialmente de algodão, vai deixar esse longo período menos desconfortável. Afinal, ninguém merece aquela calcinha fio dental que mal dá para acomodar o absorvente.

Como geralmente a menstruação vem acompanhada de inchaços na barriga e na região vaginal, as calcinhas mais largas ajudam a reter as regiões inchadas sem comprimi-las, evitando problemas com roupas e garantindo conforto durante todo esse período. Uma dica são as calcinhas sem costura que já falamos neste post e tópicos anteriores. Afinal, elas possuem um toque suave e delicado na pele, trazendo um pouco de conforto para o seu período menstrual.

E para te ajudar ainda mais neste período do mês, separamos algumas dicas:

  • Calor – Coloque a bolsa de água ou um pano umedecido com água quente na região do abdome. O calor vai ativar o fluxo sanguíneo, assim como ajuda a reduzir as contrações do útero, relaxando a musculatura. Na hora do banho, deixe cair um pouco de água quente nas costas e na região pélvica, também vai te ajudar com as dores da cólica;
  • Chás – Os chás como o de camomila tem um efeito calmante, que estimula a produção de aminoácidos que reduzem os espasmos musculares relaxando o corpo. Aproveite este momento para tirar um tempo para você mesma e relaxar não só o corpo, mas a mente também. Afinal, a menstruação além de mexer com o nosso corpo, influencia o nosso psicológico com tantos hormônios em polvorosa. Mas lembrando que se os sintomas estiverem muito desconfortáveis, é importante procurar um médico especialista.

Temos mais dicas para você…

  • Alimentação – A alimentação é importante não só para te ajudar no alívio das dores menstruais, mas também para te ajudar a ter uma dieta saudável que previne várias doenças. Alguns alimentos são indicados para aliviara cólica menstrual:

– Banana;

– Semente de amêndoas, girassol e outras;

– Espinafre;

– Aveia;

– Chá de camomila;

– Farinha branca e açúcar.

  • Exercício Físicos – Segundo especialistas fazer exercícios ajuda no combate as dores menstruais por elevar a temperatura corporal. No entanto, é necessário procurar um médico ginecologista para que ele possa te ajudar a definir qual constância de exercícios vai trazer resultados positivos para a sua saúde. Afinal, exagerar pode não ser a melhor solução;
  • Massagem – Uma massagem relaxante é sempre bem vinda para acalmar e aliviar toda tensão que a TPM e as famosas dores da menstruação causam. Procure um especialista em massagem que conheça técnicas para este tipo dor.

Para fazer exercícios

Quando se está correndo, dançando ou puxando peso, é essencial usar uma calcinha que não saia do lugar e sustente o bumbum e a barriga. Portanto, a opção ideal durante os exercícios físicos são as calçolas, que evitam que você tenha que se preocupar em ficar constantemente ajustando a calcinha enquanto se exercita.

Opte por calçolas de algodão para garantir que a região íntima possa respirar durante a atividade.

Quando se usa roupas justas

Se você pretende colocar um vestido ou uma calça que marque todas as suas curvas, a melhor opção é uma calcinha que ajude a moldar o seu corpo. Então, invista em uma calçola. Que irá esconder qualquer gordurinha dos quadris e da cintura, garantindo uma silhueta esguia.
Nesses casos, é melhor usar peças de microfibra, pois tendem a marcar menos do que as peças de algodão.

Ficou com vontade de comprar uma calçola ? Então, confira as opções da Click Sophia! Temos vários modelos disponíveis, e tudo em seis vezes sem juros. Visite nosso site!

1/5 Singular: (1 Análise)
CONHEÇA NOSSA
LOJA ONLINE
6X
no cartão
10%
off no boleto

Peças com 60% de
DESCONTO

POSTS RECENTES
CATEGORIAS
SIGA NAS REDES SOCIAIS